BENTO EM DANÇA 2018

BENTO EM DANÇA 2018

CORPO DE JURADOS

 

 

 

CLAUDIA ZACCARI  - Jurado Fase A e B, Oficina de Técnica de Ballet Clássico

 

 

Macintosh HD:Users:BARBARA:Desktop:ClaudiaZaccari.png

 

 

Foi Primeira Bailarina da Ópera de Roma e recebeu a Órdem ao Mérito da Itália. Atua hoje como diretora do departamento de ballet clássico da Opus Ballet de Florença, Itália e é requisitada em inúmeros festivais internacionais de primeiro nível em todos os continentes. É responsável pelas Relações Internacionais da empresa SóDança do Brasil.

 

 

 

 

CÍCERO GOMES - Jurado Fase A, Oficinas de Técnica Masculina e Técnica de Partenaire.

 

 

 

Primeiro Bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Embaixador do Rio de Janeiro e Bailarino SóDanca. 

É formado na Escola estadual de dança Maria Olenewa, tendo estudado também na Escola de Dança da Ópera de Viena (Austria) e Elmhust School for Dance (Inglaterra).

Foi bailarino da Cia. Jovem de Ballet do Rio de Janeiro por 5 anos até ingressar ao Teatro Municipal em 2007 já como solista, em 2008 estreou seu primeiro papel protagonista. 

Trabalhou com célebres maitres e coreógrafos mundiais, tais como, Luigi Bonino, Marco Pierin, Boris Storjokov, Tatiana Leskova, Luís Ortigoza, Márcia Haydee, David Parsons, Cirryl Atanasof, Rose Muñoz, entre muitos outros.

Em seu repertório estão obras consagradas de Jhon Cranko, Roland Petit, Fokine, Nijinsky, Uwe Sholz, Marcia Haydee, Enrique Martinez, Vicente Nebrada, além de todo o repertório clássico.

 

 

 

 

TERESA AUGUSTA - Jurado Fase A, Oficina de Técnica de Ballet Clássico

 

 

Tereza 005.jpg

 

 

Teresa Augusta é professora e ensaiadora da Companhia de Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Escola Estadual Maria Olenewa e já ministrou aulas para companhias como a Deborah Colker e Cisne Negro.

Foi bailarina do Theatro Municipal onde dançou os principais papéis nos ballets de repertório e também em obras de Balanchine, Lacotte, Cranko e Lifar, entre outros.

Fez também parte do Ballet de Hamburgo dirigido por John Neumeier, companhia com a qual se apresentou pela Europa nos mais tracionais teatros.

Recentemente foi convidada para ministrar aulas pelo Ballet de Salzburgo e pela Márcia Haydee para dar aulas para a Companhia Nacional de Danças do Chile.

 

 

 

 

LUIZ FERNANDO BONGIOVANNI - Jurado da Fase A, Oficina de Técnicas Contemporâneas de Dança

 

 

Bonjo-2.jpeg

 

É graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Mestre em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou como bailarino profissional no Brasil e na Europa.

De volta ao país, em 2013, tem desenvolvido trabalhos coreográficos para companhias oficiais como o Balé Guaíra, O Balé da Cidade de São Paulo e o Balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a São Paulo Companhia de Dança, e o Balé da Cidade de Niterói entre outros. Desenvolve projetos pedagógicos na área de dança Contemporânea, Improvisação e Composição. É diretor e coreógrafo do Núcleo Mercearia de Idéias, grupo de dança contemporânea sediado na cidade de São Paulo.

 

 

 

 

ALEX NEORAL - jurado da Fase A, Oficina de  Técnicas Contemporâneas de Dança

 

 

Alex-Neoral.jpg

 

 

 

É bailarino, coreógrafo, diretor e fundador da Focus Companhia de Dança. A Focus recebeu, em 2016, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, a maior condecoração da cultura brasileira que todos os anos agracia artistas e grupos de maior destaque no cenário artístico e cultural do Brasil naquele ano.
Como coreógrafo convidado criou trabalhos para o CityDance em Washington DC, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Companhia Nós da Dança e São Paulo Companhia de Dança, entre outras. 

No carnaval carioca, Alex assina comissões de frente desde 2009, além de ser diretor de movimento de peças teatrais e inúmeros musicais.

 

 

 

EDSON SANTOS - Jurado da Fase B, Oficinas de  JAZZ

 

 

:EdsonSantos.jpeg

 

Professor e coreógrafo de dança com ênfase para o contemporary e lyrical jazz, responsável pela direção artística e coreografias da Cia Independente de Dança de SP. É membro do comitê de especialistas em dança para pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Biomecânica do Movimento e da Postura Humana da USP e do Laboratório da Dança no Portal do Museu da Dança - MUD.

Foi professor e coreógrafo convidado para o 3º Ateliê Internacional da São Paulo Cia de Dança realizado no Museu Felícia Leirner e Auditorio Claudio Santoro em Campos dos Jordao/SP, do IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE JAZZ, realizado na cidade de Indaiatuba/SP e da Cia Jovem da Fundaçao Cassiano Ricardo de SJC/SP.

 

 

 

 

MONIQUE PAES - Jurado da Fase B, Oficina de JAZZ

 

 

:FOTOS JURADOS:DSC_0080.jpg

 

Diretora artística do Monique Paes Studio de Dança, formou-se em Educação Física, é bailarina, professora e coreógrafa.Fundadora do circuito Cultural de Dança em Jacareí, é representante do Poder Legislativo no Conselho Municipal de Política Cultural.
Como coreógrafa, dirigiu mais de trinta espetáculos e vem sendo premiada em grandes festivais do Brasil e do exterior. Coreografou para várias companhias de todo Brasil, entre elas 2º Ateliê Internacional da São Paulo Companhia de Dança.
Ministrou aulas em grandes eventos tais como no Congresso Internacional de Jazz Dance (maior evento de Jazz no Brasil) e Convenção de Jazz Dance do Ceará.
Atua também como jurado em festivais e ministra Workshop de Jazz Dance em importantes festivais e escolas de dança em todo o Brasil.
 

 

 

 

ANDRÉ ROCKMASTER - Jurado da Fase B, Master Classes de House Dance, Popping, Locking e Wacking.

  

 

Andre-2.jpeg

 

Formado em educação física, Pós graduado em fisiologia do exercício pela Unifesp.

Coach e mentor pelo Instituto Pulse e Center for Advanced Coaching, Orlando Flórida.

Pioneiro e percursor das danças urbanas no Brasil e Criador da festa intinerante Rockmaster Party.

Estreou  seu teatro solo "O Magnífico" pela Companhia Vertente Única

Produtor musical, deejay de concursos e eventos no Brasil e no mundo.

 

 

 

 

 

GUSTAVO CÔRTES - Jurado da Fase B Master Class de DANÇAS POPULARES: "Danças Brasileiras: Coreografias e gestos populares"

 

 

Macintosh HD:Users:BARBARA:Downloads:IMG_9420.JPG

 

Graduado em Educação Física e Fisioterapia,  dançarino e coreógrafo profissional especializado em Danças Brasileiras desde 1999. Mestre em Educação. Doutor em Artes, linha de pesquisa Artes da Cena, pela UNICAMP; Foi professor do curso de Danses Bresiliennes Tradionelles, como convidado da licenciatura em Dança da Université Paris VIII, na França. Desde 1997 é professor efetivo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e colaborador do Curso de Dança na UFMG. Foi professor de Danças Brasileiras da Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, de 2001 a 2011. Diretor do Grupo Sarandeiros desde 1997, com 15 turnês Internacionais representando a UFMG e o Brasil pelo mundo. Coordenador do Grupo de pesquisas EDuDança, na UFMG. Docente permanente do curso de Mestrado em Artes, ProfArtes, desde 2015, na Escola de Belas Artes da UFMG.  Já publicou os livros: Dança, Brasil!, festas e danças populares, e foi organizador e autor do livro Rituais e Linguagens da Cena: Trajetórias e Pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade, Ed; CRV, 2013. 

 

 

 

 

 

MOACIR CORRÊA – Oficinas de DANÇA MODERNA E PREPARAÇÃO FÍSICA PARA BAILARINOS

 

 

 

Pós Graduado em Pedagogia do Corpo e Saúde pela UFRGS e Graduado em Dança pela Universidade Luterana do Brasil.

Curso de aperfeiçoamento na Escuela Nacional de Dança Moderna e Folclórica de Cuba e no Teatro Lière em Paris- França.

Iniciou estudos em dança na Escola Renascença de Dança. Discípulo de Cecy Franck na técnica de Dança Moderna (Martha Graham). Participou do Congresso Nacional de Dança Moderna no Rio de Janeiro.  Premiado como bailarino, coreógrafo, Diretor e ator teatral em Festivais de Dança e Teatro.

 

 

 

 

 

BÁRBARA REY - COORDENADORA ARTÍSTICA e Oficina de Ballet Clássico

 

 

:::Fotos Cleber Valerio:foto-p-cv-2.jpg

 

Bailarina, coreógrafa e instrutora de ballet, trabalha como professora convidada para escolas de dança e companhias como o Teatro Colón, Cia Deborah Colker, Fundação Maximiliano Guerra, assim como com cursos e integrando bancas de jurados de festivais. Foi presidente da Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina - APRODANÇA, e membro do Conselho Estadual de Cultura durante 6 anos e membro do Conselho Internacional de Dança/CID-UNESCO. Atua como parecerista para editais e outros mecanismos de apoio à cultura como o edital da Caixa Econômica Federal, Edital de Pontos de Cultura do MinC, assim como editais municipais. Dirige o projeto profissionalizante Jovem Ballet de Santa Catarina, e organiza os eventos VERSO-Seminário de Verão, e Exercícios Cênicos-Mostra de Dança.